Aula:
5º ano - Ensino Fundamental
Disciplina:
História do Brasil
Conteúdo:
Capitanias Hereditárias
Objetivos:
1)
Entender
como se deu a administração da colônia brasileira através do
sistema de capitanias hereditárias;
2)
Analisar
a distribuição das terras no Brasil desde
o início da colonização,
comparando
passado e presente.
3)
Compreender as relações de poder na administração da colônia
em território brasileiro.
Metodologia de
ensino
* Exposição
verbal
* Estudo em grupo/
Pesquisa
* Exposição de
vídeo/aula.
Procedimentos/Instrumentalização
1) Explorar o
conhecimento prévio dos alunos retomando os conteúdos trabalhados e
inserir novos conceitos:
* Como foi o
primeiro contato dos europeus com os indígenas do território
brasileiro.?
* O Brasil foi
colonizado assim que Cabral chegou aqui ou demorou algumas décadas?
* Qual o motivo da
necessidade da colonização do território, iniciada através do
sistema de capitanias hereditárias?
* Como o Brasil foi
ocupado no início da colonização?
2)
Traçar
uma linha do tempo referente ao período que se pretende estudar para
facilitar
a compreensão
dos conteúdos e dos conceitos;
3) Conceituar as
expressões "capitanias
hereditárias", e "donatários";
4)
Leitura de mapa
do Brasil com a divisão
do território em Capitanias hereditárias;
5)
Leitura do texto As
Capitanias Hereditárias e a Administração colonial
explicando
as
dificuldades encontradas pelos portugueses na tentativa de
administrar as capitanias, sendo a principal delas a demarcação das
terras;
6)
Questionar: Houve conflito com o indígena (verdadeiro dono da
terra)?;
7)
Expor vídeo aula sobre as Capitanias
hereditárias.
8)
Explorar a oralidade confrontando o texto lido com o(s) vídeo(s)
exposto;
9)
Organizar grupos de até 3 alunos para elaborar e responder questões
referente ao conteúdo;
*
A questão da distribuição de terras aos donatários;
* Os desafios
enfrentados pelos colonos na administração das terras;
* Prosperidade econômica da colônia;
*Sucesso ou fracasso das Capitanias
hereditárias;
* Reflexão sobre a questão da
divisão de terras no Brasil e dos conflitos atuais no campo (Reforma
agrária, sem terras), latifúndios).
Fechamento/ Avaliação
Avaliar a
compreensão por meio de um debate e prova escrita:
Para concluir o
trabalho o professor poderá solicitar aos alunos que e produzam um
texto individual sobre o conteúdo estudado.
Haylley
Cardoso
Formada
em História
pela Fafiman
- Paraná
Professora
na rede municipal
de ensino do Estado do
Paraná.
Anexos
As
Capitanias Hereditárias e a Administração colonial
As
Capitanias hereditárias foi um sistema de administração
territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este
sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes
faixas e entregar a administração para particulares (principalmente
nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
Este
sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o
Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de
Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho
(de forma hereditária).
Estas
pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas
como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e
administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de
explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).
O
sistema não funcionou muito bem. Apenas as capitanias de São
Vicente e Pernambuco deram certo. Podemos citar como motivos do
fracasso: a grande extensão territorial para administrar (e suas
obrigações), falta de recursos econômicos e os constantes ataques
indígenas.
O
sistema de Capitanias Hereditárias vigorou até o ano de 1759,
quando foi extinto pelo Marquês de Pombal.
Capitanias
Hereditárias criadas no século XVI:
Capitania
do Maranhão
Capitania
do Ceará
Capitania
do Rio Grande
Capitania
de Itamaracá
Capitania
de Pernambuco
Capitania
da Baía de Todos os Santos
Capitania
de Ilhéus
Capitania
de Porto Seguro
Capitania
do Espírito Santo
Capitania
de São Tomé
Capitania
de São Vicente
Capitania
de Santo Amaro
Capitania
de Santana
Mapas
1
Mapa
2
traga capitania do ceara
ResponderExcluirParabéns muito boa a aula. Vou pegar umas ideias
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